O disco rígido ou HD (Hard Disk) é provavelmente o componente de um computador que mais causa dor de cabeça aos donos quando apresenta alguma falha. Apesar de ser um item relativamente barato se comparado com outros componentes de um micro, ao dar defeito o HD leva consigo todos os dados nele gravados, já que é relativamente raro que um usuário comum faça cópias de back-up frequentes em um outro dispositivo físico. A recuperação dos dados de um HD com defeito pode até ser possível, mas em geral é um serviço bastante caro.
Uma das maneiras de evitar a perda de dados é utilizar um programa utilitário que analise o disco rígido e apresente um diagnóstico informando se há alguma coisa que não está funcionando corretamente.
Praticamente todos os HDs vendidos atualmente possuem a tecnologia S.M.A.R.T. (sigla de Self-Monitoring, Analysis and Reporting Technology), capaz de monitorar o disco e informar ao usuário os valores de uma série de parâmetros indicando o nível de confiabilidade do dispositivo, como taxa de erro de leitura, temperatura, deslocamento do disco, entre outros.
Através de um programa como os listados abaixo, é possível exibir essas informações e saber se o HD poderá vir a dar problemas em um futuro próximo, permitindo assim que o usuário efetue o backup dos dados importantes e se prepare para uma eventual falha do hardware. Para fazer o download de um dos programas, clique sobre o nome e visite a página oficial do software.
HD Tune - programa gratuito para Windows, bem fácil de usar e com diversos outros recursos além do SMART, como teste de performance e verificação de erros.
DiskCheckup - Grátis para usuários domésticos (empresas devem adquirir uma licença de uso).
SeaTools - Analisa discos fabricados pela Seagate ou Maxtor.
smartmontools - versões para Linux, FreeBSD, Mac, Windows e outros.
Sem comentários:
Enviar um comentário